domingo, 24 de março de 2013

Notícia: Alcoa investe em equipamentos de alta qualidade na exploração da Mina de bauxita em Juruti

Redação site da  Metso
A mina de bauxita da Alcoa, em Juruti, à margem do Rio Amazonas, no oeste do Pará, tem reservas de bauxita estimadas em 280 milhões de toneladas. A produção inicial da mina está calculada em 2,6 milhões de toneladas/ano.Para operar com quantidades tão significativas de minério, é necessária uma engenharia especializada que os sistemas de transporte, beneficiamento e carregamento do minério demandam, a Alcoa investiu em equipamentos tecnológicos sofisticados da Metso, como virador de vagões (car dumper), alimentador de sapatas (apron feeder), empilhadeiras (stackers), recuperadora (reclaimer), sistema de transportadores de correia (belt conveyor system), carregador de navios (ship loader) e peneiras vibratórias (vibrating screens). Estes equipamentos estão instalados ao longo do complexo formado por mina, planta de beneficiamento, ferrovia e porto.

Além do pacote de equipamentos fornecidos a Alcoa, também fez parte do escopo da Metso o comissionamento, supervisão de montagem, start up, operação assistida e treinamento dos operadores da Alcoa. De acordo com o gerente de vendas de equipamentos de mineração da Metso, Silvino Marcos Garcia, poucas empresas no mundo estavam capacitadas a fornecer tal gama de equipamentos em um único pacote, sendo todos os equipamentos de tecnologia própria e consagrados em todo o mundo.
“A Alcoa, pelas dificuldades derivadas da localização do projeto, necessitava de uma empresa que estivesse solidamente constituída no Brasil, não só no que tange a qualidade e confiabilidade de seus produtos e serviços, mas também que assegurasse a assistência técnica e suprimento de peças para atender as condições existentes em Juruti”, afirma Garcia.
A escolha também aconteceu devido à facilidade na administração dos fornecedores e da logística do empreendimento. Caso a Alcoa escolhesse outros fornecedores, teria de trabalhar com varias empresas diferentes, o que não só dificultaria a administração do projeto mas também demandaria maiores recursos para a coordenação das interfaces técnicas.
Para o VP da área de Propostas e Suporte a Vendas da Metso, Carlos Ivan Equi, entre os equipamentos com maior avanço tecnológico e cuja eficiência são primordiais para garantir a capacidade de embarque de bauxita está a retomadora de roda de caçambas. O equipamento possui uma lógica de operação automatizada, permitindo através de movimentos de avanço e giro da lança efetuar a recuperação da bauxita da pilha de estocagem nas diversas bancadas, de forma a atingir a capacidade nominal do projeto.
                           

“Outro equipamento muito importante é o carregador de navios que, com movimentos de translação ao longo do cais e giro e extensão da lança, permite alcançar todos os porões dos navios e efetuar o seu carregamento de forma eficiente e no tempo adequado. Isso evita o aumento da permanência dos navios e, por consequência, pagamentos adicionais de demurrage pela Alcoa”, explica Equi.
De maneira a transformar mina, beneficiamento e porto em um complexo eficaz é importante que os equipamentos apresentem confiabilidade operacional, alta disponibilidade e boa durabilidade. De acordo com Equi, os equipamentos fornecidos podem trabalhar de forma automática seguindo uma programação embarcada, o que permite maior eficiência operacional e segurança, exigindo poucos operadores.
“Há um sistema de automação que propicia recursos amplos para operação e supervisão de todo o processo de modo simples, versátil, eficiente e seguro, minimizando erros operacionais e permitindo o acompanhamento e análise da produção”, afirma Equi.


sábado, 23 de março de 2013

Tecnologias para mineração no fundo do mar

Site Folha de S.Paulo

BEM VINDOS

Sejam bem vindos ao nosso blog, em breve postaremos artigos, notícias, fotos e informações sobre as tecnologias envolvidas na mineração, desde a pesquisa até o beneficiamento dos minérios.